Proposta:
1º e 2º anos
Reconhecer o “Eu” e o “Outro” por meio da realidade imediata do aluno (a família, a escola e a comunidade).
Compreender a existência de diferentes temporalidades.
Identificar e compreender os registros de sua história pessoal e os da sua comunidade.
Identificar as formas de relação com a natureza por meio das formas de trabalho existentes na comunidade onde vive e seus impactos sobre o meio.
3ºano
Distinguir os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a sua cidade.
Identificar os marcos históricos e reconhecer o patrimônio histórico e cultural do lugar em que se vive.
Identificar os diferentes modos de vida, comparando-os com os do passado.
Reconhecer as diferenças entre os meios urbano e rural.
Estabelecer a noção de público e privado.
4ºano
Reconhecer a história como consequência da ação humana.
Identificar permanências e transformações da história da humanidade (sedentarização, escrita, navegação, entre outras).
Estudar a circulação de pessoas, de produtos e, consequências, de culturas, identificando a relação entre indivíduos, a importância dos diferentes caminhos (terrestre, fluviais e marítimos) para a dinâmica comercial e as transformações das formas de comunicação.
Analisar as questões históricas relativas à migração, como ocorrem os diferentes fluxos migratórias ao longo da história, considerando as diferenças espaciais e temporais.
5ºano
Reconhecer a diversidade de povos e culturais e suas formas organização (do processo de sedentarização à formação de Estados), incluindo a compreensão do papel da religião e da cultura para os povos da Antiguidade.
Compreender as diferenças formas de registros de registro e/ou transmissão da histórica (as tradições orais, valorização da memória e o uso de diferentes linguagens), identificando as diferentes formas de organização e medir o tempo.
Reconhecer os patrimônios matérias e imateriais da humanidade e suas transformações ao longo da história.
Projeto Contos
Objetivos
Conhecer os contos e seus autores;
Favorecer a leitura e escrita dos alunos;
Enriquecer a cultura por meio da literatura;
Instigar e aprimorar a imaginação e criatividade dos alunos;
Ampliar conhecimentos geográficos, históricos e étnicos.
O que tem de diferente da concorrência?