ENSINO FUNDAMENTAL II

Proposta:

6º ano

Aprofundar o entendimento sobre a diversidade de formas de compreensão, medição e registro do tempo, incluindo reflexões sobre sincronias e diacronias e o sentido das cronologias.

Estudar sobre as origens da espécia humana (identificando as hipóteses científicas sobre o assunto), seus deslocamentos e processos de sedentarização (descrevendo as transformações da natureza pela ação humana ao longo do tempo).

Reconhecer as lógicas de organização política e social, formas de trabalho e aspectos culturais dos povos o longo da história: Antiguidade Oriental (mesopotâmicos, egípcios e povos pré-colombianos na América), Antiguidade Ocidental (gregos e romanos) e a passagem do mundo antigo para o medieval, considerando o Mediterrâneo como espaço de interação entre Europa, África e Oriente Médio).

7ºano

Compreender a ampliação das conexões entre Europa, América e África na Modernidade.

Estudar os aspectos políticos sociais e culturais do século XV ao final do século XVIII (Renascimento, Reformas religiosas, expansão marítima, processos de colonização da América, lógicas mercantis do mundo moderno, escravidão e emergências do capitalismo).

8ºano

Focar os estudos na compreensão da conformação da história do mundo contemporâneo na Europa e na América: Iluminismo, Revoluções inglesas, Revolução Industrial, crise do sistema colonial na América e os processos de independência, o Brasil monárquico, nacionalismo, liberalismo e revolução europeias no século XIX, imperialismo na África e na Ásia, darwinismo social e o discurso civilizatório, e a questão indígena nas Américas.

9ºano

Estudar a república no Brasil desde a sua formação até a Constituição de 1988, considerando o protagonismo dos diferentes grupos e sujeitos históricos.

Relacionar as abordagens da história nacional aos processos europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos dos séculos XIX e XX, reconhecendo as especificidades e fazendo aproximações entre os eventos, incluindo os da história recente.

Estudar as ascensão do totalitarismo na Europa e os grandes conflitos mundiais, a Guerra Fria, as experiências ditatoriais na América do Sul, os processos de descolonização da África e da Ásia, o fim da Guerra Fria e o processo de globalização.

Projeto Contos

Conhecer os contos e seus autores;

Favorecer a leitura e escrita dos alunos;

Enriquecer a cultura por meio da literatura;

Instigar e aprimorar a imaginação e criatividade dos alunos;

Ampliar conhecimentos geográficos, históricos e étnicos.

O que tem de diferente da concorrência?

• Atendimento personalizado;
  • Lousa digital nas salas de aula;
  • Projeto Escola Segura, Aluno Saudável;
  • Sala multimídia;
  • Professores afetivos;
  • Autonomia dos professores;
  • Tratamento humanizado;
  • Feedback constante para os professores;
  • Flexibilidade nos conteúdos;
  • Organização e prontidão da Coordenação e Direção.
VAMOS CONVERSAR?
Para mais informações sobre o Colégio ou qualquer outra dúvida, mande sua mensagem.

CONVÊNIOS

Empresas conveniadas e com condições especiais no Colégio Dom Bosco Guarujá.